A FEVERJ realizou no último dia 12/02/2022 seu seminário anual de arbitragem, na Escola de Educação Física do Exército, EsSEFEx, na Urca, Rio de Janeiro.
O principal objetivo do seminário foi alinhar procedimentos técnicos e administrativos para a temporada 2022. Contando com a participação da diretoria da FEVERJ, do departamento de oficiais de arbitragem e de colaboradores, o seminário teve inicio às 09:30h e se estendeu até às 19:00h.
Entre várias atividades desenvolvidas, um momento importante no processo de reestruturação do quadro de arbitragem, foi a realização de mesa redonda, onde, diretores, delegados e os oficias de arbitragem, tiveram a oportunidade de debater, tirar dúvidas e delinear procedimentos administrativos para o decorrer do ano.
Outro ponto alto do evento, foi a apresentação e discussão dos principais aspectos técnicos do Voleibol e Volêi de praia. Árbitros e apontadores com maior experiência em suas funções, debateram com os colegas do quadro de oficias, alterações nas regras, interpretações técnicas, procedimentos administrativos e comportamentais que, certamente, auxiliarão no desempenho de todos durante os jogos e eventos da FEVERJ.
Em um momento especial e coberto de muita emoção, a FEVERJ homenageou, in memoriam, oficiais de arbitragem que colaboraram com desenvolvimento da arbitragem no cenário nacional e internacional. Destaca-se a presença da esposa do árbitro Murilo Lima Aguiar, Iranice da Silva, que recebeu as homenagens por seu falecido esposo. Os oficias, Cesar Augusto Dias Costa, Rivaldo Patrício e José Carlos Ferrando, também foram homenageados.
Árbitros e apontadores que não atuam mais no quadro da FEVERJ mas que, durante muitos anos dedicaram seus serviços ao voleibol, também receberam diplomas de agradecimento. Alguns dos que não puderam comparecer, enviaram seus representantes. Destaque para uma emocionante mensagem de agradecimento do árbitro Edson Lemos Felicíssimo, hoje vivendo na Europa e representado por seu sobrinho Diogo, enviada pelo whatsapp e que levou as lagrimas seu colega e hoje coordenador, Carlos Assis, na hora da leitura.
O seminário foi encerrado deixando a sensação de que muito se aprendeu e que ainda temos um caminho a percorrer na busca de nossos objetivos. Lições de companheirismo, espírito de trabalho coletivo, necessidade de dedicação aos estudos, entre outras, fizeram do evento um marco da nova gestão da FEVERJ e do departamento de oficias de arbitragem.
O sucesso do evento certamente é resultado do esforço dos que acreditam num trabalho organizado, sério, comprometido e responsável. Parabéns a todos os oficias de arbitragem e que estamos preparados para os novos desafios.